Aguaí será o primeiro município de um roteiro previsto para percorrer todas as regiões do país
Aguaí recebe no próximo dia 25 o projeto “Histórias de Alice”, idealizado pelo fotógrafo Franco Hoff e pela pedagoga Inês Calixto para levar oficinas de fotografia, cinema e literatura a comunidades afastadas dos grandes centros urbanos através de uma Kombihome batizada de Alice em homenagem à personagem do livro de Lewis Carrol.
Aguaí será a primeira parada da Alice, que partirá de São Paulo e deverá percorrer todas as regiões do país durante três anos. De acordo com Franco Hoff, o projeto vem para a cidade em atenção a um convite feito pela diretora de Cultura, Flávia Mamede. “A secretária de Cultura e Turismo de Aguaí conheceu o projeto através do site e ficou muito interessada em receber a Alice. Por isso, nos convidou para promover as oficinas na cidade. Ficamos muito lisonjeados e resolvemos começar a viagem por Aguaí”, conta Franco.
Durante as oficinas de fotografia, os participantes fabricarão uma máquina com caixa de sapato, aprenderão como funcionam as câmeras digitais, farão uma saída fotográfica pela comunidade para registrar a cultura local e, por fim, selecionarão fotos para criação de um vídeo a ser apresentado aos familiares. Além de ensinarem fotografia, Franco e Inês ministrarão aulas de literatura contando histórias com fantoches e promoverão um cinema alternativo à noite para colocar a comunidade em contato com a Sétima Arte. “Todas as aulas foram montadas de forma interativa, facilitando o manuseio das câmeras e promovendo educação do olhar”, explica Inês.
O projeto tem a pretensão de trabalhar a inserção cultural de comunidades do interior do Brasil em três linguagens: a literatura, o cinema e a fotografia. O casal pretende, ainda, compor uma coletânea de causos narrados pelas pessoas visitadas, registrando seu modo de ser e fazer cultura.
No final do projeto, os autores da iniciativa pretendem publicar três livros: um de fotografia, intitulado Brasis do meu Brasil, outro de causos e contos, Histórias de Alice, e o diário de viagem relatando a experiência do casal em Retratista Viajante.
Roteiro
A Kombi deve deixar São Paulo no dia 25 de maio, uma terça-feira, com destino à Aguaí, primeira cidade do roteiro. Daqui, seguirá para Ibiraci, em Minas Gerais, se aproximando da Serra da Canastra, nascente do Rio São Francisco. Seguirá depois rumo ao Vale do Jequitinhonha e daí continuará até Alagoas, passando depois por Pernambuco, Paraíba, Fortaleza e Maranhão, seguindo para a região norte do país, de onde deverá retornar pelo Centro-Oeste, até chegar à região Sul.
A previsão do casal é de que o roteiro completo deva durar cerca de três anos.
Os idealizadores
Para colocar em prática o projeto Histórias de Alice, o casal de fotógrafos Inês Calixto e Franco Hoff trocará sua residência fixa em São Paulo para viver viajando pelo interior do Brasil a bordo de uma Kombi, que em 2008 foi reformada e transformada em motor home – a Alice.
Inês Calixto é pedagoga formada pela UTP/PR, especialista em gestão escolar colegiada pela PUC/PR e fotógrafa. Produziu documentários fotográficos do cotidiano da aldeia indígena Bakairi, no cerrado matogrossense, e de moradores em situação de rua de São Paulo. Participou da Exposição de fotografia – XVI Bienal da Cor/ Ribeirão Preto (2009) e da Exposição Coletiva - III Salão Nacional de Fotografia de Araraquara (2009). Recentemente, viajou para África do Sul para trabalhar com formação de professores e com 60 crianças entre 3 e 9 anos e registrar a cultura local.
Franco Hoff é fotógrafo, fotojornalista e analista de sistemas. Já trabalhou para revistas do Grupo Abril, portais Terra e UOL. Ganhou o Concurso Leica-Fotografe (2009), Prêmio Mário Abramo - Festival Internacional de Fotografia da Estância Turística de Atibaia (2008), Prêmio estímulo de fotografia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2008) e participou de diversas exposições, como Exposição Coletiva - III Salão Nacional de Fotografia de Araraquara (2009), Exposição Individual A Vida Como Ela É, da Secretaria da Cultura / MIS. Rib. Preto (2008) e Exposição Coletiva Outra Cidade. Espaço FinePhoto (2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário